V HIV endo com dignidade e respeito


Pastoral da Aids participa da instalação da Frente Parlamentar de Aids na Câmara Municipal de Petrópolis

16/10/2013 17:15

Pastoral da Aids participa da instalação da Frente Parlamentar de Aids na Câmara Municipal de Petrópolis     

https://www.diocesepetropolis.org.br/pdf/pastoral-da-aids-apoia-frente-parlamentar.pdf 



 

A Diocese de Petrópolis, por meio da Pastoral da Aids, participou no dia 11 de outubro, da posse e instalação da Frente Parlamentar de Aids, Tuberculose e Hepatites Virais, na Câmara Municipal de Petrópolis. A Diocese foi representada pelo Vigário Geral, Monsenhor Paulo Daher, pelo Vigário da Caridade, Padre Rafael Soares e pela coordenadora diocesana da Pastoral, Maria Auxiliadora (Dôra).

                                                                         

O pedido pela reinstalação da Frente Parlamentar foi feito por Antônio Carlos Pires (Cal), coordenador do Grupo de Assistência SOS Vida, referência no atendimento aos portadores do vírus HIV e seus familiares e também no trabalho de prevenção. Cal é um dos fundadores da Pastoral da Aids no Brasil, junto a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e um dos articuladores da parceria da Pastoral com o Ministério da Saúde.

A Frente Parlamentar tem como objetivo solidificar a parceria entre o movimento social organizado, ONGs e órgãos governamentais, incluindo a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, para a aglutinação de forças necessárias ao enfrentamento do HIV, Tuberculose e Hepatites Virais, seja no que diz respeito à prevenção, a proteção, o acesso e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, seja na garantia dos direitos fundamentais desses pacientes.

         Em sua fala, o coordenador do SOS Vida chamou atenção para o risco da banalização do atendimento dos portadores de HIV e da forma como a epidemia da Aids pode ser tratada caso seja de fato incorporada ao sistema de saúde de atenção básica. Em sua opinião há um sério risco de que o combate à epidemia não tenha mais a prioridade como vem tendo pelo Governo Brasileiro, fazendo com que seja referência no mundo todo. “Se isto acontecer, corremos o risco enfraquecer todo trabalho de prevenção e atendimento aos portadores do vírus”. 

A solenidade, presidida pelo presidente do legislativo municipal, vereador Paulo Igor contou com a presença da representante do Ministério da Saúde, Noêmia de Souza Lima, do secretário municipal de Saúde de Petrópolis, André Pombo e o deputado estadual, Janio Mendes, representando a Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A coordenadora do Regional Leste 1 da Pastoral da Aids, Ana Carolina também participou da solenidade e parabenizou o legislativo petropolitano pela iniciativa, que acolheu a proposta apresentada pelo Grupo Assistência SOS Vida, representado pelo seu coordenador, Antonio Carlos de Souza Pires.

Monsenhor Paulo Daher, reconhecido pela coordenação regional da Pastoral da Aids, como um sacerdote que desde o inicio apoiou o trabalho, frisou que o mais importante é acolhimento das pessoas portadoras do HVI ou que tenham outras doenças. Segundo ele, um dos problemas ainda hoje é o preconceito. “Todos devemos participar, mesmo aqueles que não têm nenhum problema, pois precisa assumir o outro, acolher, dar uma palavra amiga, pois a verdadeira alegria é o amor de Deus”.

A coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Inês participou da solenidade, ressaltando todo trabalho preventivo. Ela ressaltou ainda que a Frente Parlamentar será importante no apoio às ações desenvolvidas na cidade.

 

         Frente Parlamentar terá prevenção como desafio

                                                                    

         A Frente Parlamentar é formada pelos vereadores: o enfermeiro Silmar Fortes (presidente), a psicóloga Gilda Beatriz, o policial militar aposentado, Reinaldo Meirelles e o Pastor Sebastião. A proposta é que estes vereadores promovam reuniões mensais as instituições e pessoas que atuam no atendimento e trabalho preventivo das doenças que fazem parte da Frente Parlamentar.

         O presidente da Frente, vereador Silmar Fortes disse que há muito trabalho para ser feito, começando pelos profissionais de saúde e agentes que atuam de frente para saber se eles estão recebendo também as medidas de prevenção, neste caso com relação as hepatites. “Vamos ter muito trabalho e espero contar com o apoio de todos, pois temos que ter um olhar para as pessoas portadoras de doenças, mais também para os profissionais e principalmente para um trabalho preventivo junto aos adolescentes e jovens”, afirmou o vereador.

O deputado estadual, Janio Mendes ressaltou os dados que mostram Petrópolis como uma referência no atendimento aos portadores de HVI e também com relação as doenças sexualmente transmissíveis (DST). “Se Petrópolis é uma referência neste trabalho, esta Frente, que se instala terá que realizar um bom trabalho para ser também referência para outros municípios e que outros legislativos municipais tomem a mesma iniciativa”.

         A representante do Ministério da Saúde destacou a importância da iniciativa da Câmara Municipal, parabenizando os vereadores Silmar Fortes, Gilda Beatriz, Reinaldo Meirelles e Pastor Sebastião por terem aceitado o desafio de comporem a Frente Parlamentar. “Se o Brasil é reconhecido por causa do trabalho no atendimento aos portadores do vírus HIV é porque não fizemos tudo sozinho, mais contamos sempre com parceiros importantes como o legislativo, pois precisamos do apoio dos parlamentares”, frisando que há muitas leis ainda para serem aprovadas.

 

         Trabalho da Pastoral da Aids é elogiado

 

         A presença do Vigário Geral da Diocese e das representantes da Pastoral da Aids foi motivo de elogios por parte da representante do Ministério da Saúde e do deputado estadual. Eles destacaram entre outras coisas a parceria entre o poder público nas três esferas – Federal, Estadual e Municipal – com a Pastoral da Aids, que tem ajuda a divulgar todo trabalho preventivo.

Noêmia Lima agradeceu ao Monsenhor Paulo Daher a parceria com a Pastoral da Aids, onde segundo ela tem possibilitado a formação de pessoas que vão as comunidades levando informação sobre o risco da Aids. “Esta em Petrópolis participando da instalação da Frente Parlamentar e sabendo que surgiu por meio do empenho do SOS Vida e da Pastoral da Aids é a confirmação de que precisamos de todos para realização deste trabalho e assim construir juntos uma resposta para sociedade”.

Com relação a Pastoral da Aids, a representante do Ministério da Saúde ressaltou a sua importância no combate a epidemia. “Junto com a Pastoral conseguimos formar pessoas que fossem inseridos no espaço de controle social e vejo a Dora aqui com seu trabalho e é muito importante este trabalho”.

         O deputado Janio Mendes aproveitou para ressaltar a importância da parceria do Ministério da Saúde com a Pastoral da Aids, lembrando que no inicio houve criticas por parte da Igreja Católica. “A Igreja não se limitou a critica e apontou outro caminho que é a prevenção pela conscientização e com isso, as duas instituições firmaram uma parceria e realizam um grande trabalho”, frisou o deputado. 

—————

Voltar